quinta-feira, 17 de junho de 2010

Cadastro rudimentar para hospedar blogs

Deu em o O Globo

Google guarda só e-mail dado pelo criador

Nelson Vasconcelos:

O Blogger é o mais popular serviço gratuito de criação e hospedagem de blogs. Foi lançado em agosto de 1999 pela californiana Pyra Labs, tornando-se um sucesso instantaneamente. Em 2002, foi comprado pela Google. Hoje, é o sétimo site mais acessado na internet.

Para criar um blog, o usuário tem que preencher um cadastro rudimentar, informando nada mais que seu endereço eletrônico e a data de nascimento. É um processo que se resolve em um minuto. Esses dados não são checados pela Google.

Nos "Termos de serviço" do próprio site existe uma cláusula que isenta a Google de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo publicado em cada blog.

Se o usuário desrespeitar as regras e for denunciado à Google, a empresa pode simplesmente eliminar o blog. Tudo o que ela tem, em seu cadastro, é o e-mail fornecido pelo criador do blog. Por outro lado, o usuário mal intencionado pode criar inúmeros blogs, em serviços semelhantes, como o WordPress.

A Google tem como fornecer o endereço IP do blogueiro, assim como data e hora de criação e atualizações do blog. O endereço IP é o número que identifica o computador que foi usado para o acesso à internet.

Com esses dados, pode-se chegar ao provedor de acesso que o responsável pelo blog está usando. O provedor, sim, tem registros mais confiáveis a respeito do usuário.

Nenhum comentário: