quinta-feira, 17 de junho de 2010

Não houve interesse em ajudar Dilma, diz Lula

Deu em O Globo
Presidente diz que gasto extra vai ser compensado com aumento do consumo

Luiza Damé:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou ontem que tenha sancionado um reajuste maior para os aposentados que ganham acima do salário mínimo para evitar prejuízos à campanha à Presidência da petista, Dilma Rousseff.

Disse acreditar que sua medida beneficiará tanto Dilma como seus principais adversários: José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

Para Lula, o que o governo está gastando a mais agora com aposentados voltará em parte aos cofres públicos, por meio de impostos, porque deverá aumentar o poder de compra de mais de 8 milhões de pessoas. O presidente afirmou que seu governo manterá a rigidez fiscal.

— Fiquei imaginando se todos os prejuízos que o Brasil poderia ter seria dar 1,7 (bilhão de reais) a mais para os aposentados, além do que já tínhamos dado. O aumento de consumo que essa gente vai ter nos próximos meses vai recuperar parte desses recursos em impostos que o governo mesmo vai cobrar, e vai ajudar a economia brasileira a se dinamizar — argumentou Lula, após se encontrar com o presidente do Peru, Alan García, em Manaus.

O atendimento ao pleito dos aposentados, segundo Lula, pode trazer benefício eleitoral não apenas para sua candidata.

— Não sei porque isso ajudaria a Dilma. Isso pode ajudar o Serra, pode ajudar a Marina, mas, certamente, vai ajudar 8 milhões de aposentados que ganham mais do que um salário mínimo. Esses serão ajudados. Tenho certeza de que eles não vão comprar dólar, carro. Vão comprar arroz, feijão, meia, roupa para os netos — disse Lula.

Nenhum comentário: