sexta-feira, 18 de junho de 2010

Apae. Corte de verbas terá impacto no atendimento

Entidade estuda demitir 25 profissionais, entre eles fisioterapeutas e psiquiatras

Deu no Santa

BLUMENAU - Um corte de verbas anunciado pelo governo do Estado no início do ano põe em risco o serviço oferecido pela Apae no município. Caso a redução dos recursos algo em torno de 70% para toda Santa Catarina destinados às entidades se confirme, Blumenau prevê impacto nos atendimentos clínicos, com a demissão de cerca de 25 profissionais, entre eles fisioterapeutas, psiquiatras, nutricionistas e terapeutas. Detalhes dos prejuízos que a decisão do Estado acarretará serão apresentados em coletiva de imprensa, hoje de manhã, pela diretoria da Apae.

Ano passado, foram feitos 78 mil atendimentos clínicos na Apae de Blumenau entre os 430 alunos. Mas o corte de verbas também pode prejudicar o trabalho educativo e social da entidade.

– Quem sai perdendo mesmo são os alunos, que vão ficar sem serviços que contribuem muito para o desenvolvimento deles – lamenta a diretora geral da Apae de Blumenau, Ivone de Castro.

A maior dúvida de Ivone é sobre quem vai arcar com as despesas. Desmontar a estrutura conquistada nos últimos anos significa retroceder, na opinião dela. Com os cortes, os profissionais teriam de fazer mais de três consultas para receber por apenas uma. O secretário de Saúde de Blumenau, Marcelo Lanzarin, explica que o município não pode arcar com os custos:

– A Secretaria de Saúde não possui recursos próprios para cobrir esses cortes. Vou me reunir com o prefeito para ver a possibilidade de a prefeitura ajudar nos gastos.

Desde o ano passado, quando o governo federal anunciou cortes no convênio entre as Apaes e o SUS, as entidades catarinenses mantinham os serviços com recursos estaduais.

– Devido à força do movimento com o governador Luiz Henrique, o Estado arcou com a diferença destes valores até o final do ano – explicou a presidente da Federação das Apaes do Estado, Rosane Vailatti.

No início deste ano, no entanto, os cortes foram retomados. A diretoria geral das Apaes do Estado elaborou um manifesto que foi enviado ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, aos senadores, deputados federais e outras autoridades. O documento pede providências quanto à redução do repasse de recursos do SUS. Na próxima quarta-feira, uma audiência pública na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, discutirá o assunto.

ENTENDA O CONVÊNIO

- O convênio entre as Apaes de Santa Catarina e o SUS foi firmado em setembro de 2002. A ação proporcionou às entidades equipes multiprofissionais e multidisciplinares

- No ano passado, quando o governo federal anunciou o corte de verbas destinado ao convênio, as Apaes catarinenses conseguiram verbas estaduais para se manter

- No começo deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde comunicou às Apaes a diminuição do repasse em relação ao funcionamento das Equipes Multidisciplinares, alegando diminuição de receita, ingresso de novas instituições, falta de revisão dos valores repassados pelo Ministério da Saúde. Sobretudo, inexistência de recursos financeiros com redução em torno de 70% para todo o Estado

O IMPACTO

Com o corte de verbas por parte do Estado, a Apae de Blumenau, que hoje atende 430 pessoas, pode reduzir o atendimento clínico feito por fisioterapeutas, nutricionistas, psiquiatras e terapeutas.

Em 2009, a escola fez 78 mil atendimentos clínicos

Nenhum comentário: