terça-feira, 1 de junho de 2010

Serra tenta repetir o golpe do dossiê. A primeira armadilha falha.

Bateu o desespero na campanha de Serra. Todas as pesquisas apontam uma só tendência: Dilma na frente e subindo. Serra vai ficando para trás e em queda contínua.

Quanto mais Dilma é conhecida, mais sobe.

Quanto mais Serra é divulgado, mais cai (conhecido de nome ele já é).

Noticiário negativo sobre Serra está saindo do armário

Contra Dilma, já queimaram os cartuchos com os factóides que tinham, para tentar desconstruir a imagem. Nenhum funcionou, aliás foi um tiro no pé, porque funcionou contra Serra.

Ao recorrer à baixaria, às fichas falsas, a "sites" de ofensivos, Serra ficou associado à baixarias rasteiras contra Lula e contra Dilma.

Ja com Serra, até aqui vigorou a lei de Ricúpero na imprensa demo-tucana (capitaneadas por Globo, Veja, Folha e Estadão): só mostravam o que era bom. O que era ruim sempre esconderam.

Mas não dá para esconder e mentir para todos o tempo todo, na era da internet.

Notícias VERDADEIRAS que sempre foram públicas na blogosfera (aqui) e algumas honrosas revistas de menor circulação, nunca foram publicadas nos jornalões e na TV, ou, quando muito, foram publicadas de forma discreta não ligando o nome à pessoa.

Numa campanha presidencial como esta, a biografia noticiosa não autorizada de José Serra, abafada nos jornalões, revistões e TVs, vem à baila na internet e acaba transbordando para a própria imprensa quando não dá mais para abafar.


Na blogosfera, todo mundo sabe há muito tempo que a filha de José Serra, Verônica Serra, e a irmã de Daniel Dantas, Verônica Dantas, foram sócias, em uma empresa em Miami, de nome Decidir.com.

Nem com a Operação Satiagraha, que prendeu Verônica Dantas, os jornalões, revistões e TV's, se dignaram a publicar, pelo menos como dado biográfico, a sociedade da irmã de Daniel Dantas com a filha de José Serra.

Em uma campanha política, radicalizada pela oposição, alimentando correntes de emails contendo ficha falsa de Dilma na ditadura, enviados de dentro de gabinetes de deputados da oposição como ACM Neto (DEMos/BA), acaba levando militantes adversários de Serra a circular a notícia VERDADEIRA da antiga sociedade da irmã de Daniel Dantas com a filha de José Serra.

Obviamente, que algum jornalista investigativo, que não seja demo-tucano, pode se interessar pelo assunto, e pode resolver pesquisar mais a fundo, também, da mesma forma que já pesquisaram tantas pessoas ligadas a petistas, a peemedebistas, a pedetistas.

O velho golpe da arapuca do dossiê para atrair "aloprados"

O quartel general de campanha de José Serra e o PIG (imprensa demo-tucana), antevendo que o assunto vai explodir para fora da blogosfera, tenta inverter a pauta, colocando Serra como vítima e criando a figura de "petistas aloprados" como vilões, que fazem dossiês.

O modus operandi, foi o mesmo de 2006. Inventaram que haveria um dossiê com revelações bombásticas contra José Serra, do escândalo sanguessuga. Naquela época, petistas aloprados caíram como patinhos na arapuca armada pelos pessoal de José Serra.

Dessa vez a campanha de Serra tentou fazer a mesma coisa. Tentaram forjar um dossiê inexistente, a partir de notícias existentes, para atrair "petistas aloprados" para uma armadilha.

Ninguém envolvido com a campanha caiu no mesmo golpe, já manjado. Não funcionou.

Quando a notícia é contra Serra, inventa-se que é dossiê

Mas a armação atraiu a atenção de jornalistas mais independentes. Existem jornalistas que, mesmo trabalhando para o PIG por falta de opção, mesmo sabendo que não poderão publicar, não conseguem deixar de ir atrás de alguma notícia que lhes parece nitroglicerina pura.

O fato é que a imprensa está com notícias na mão sobre a história da sociedade da irmã de Daniel Dantas com a filha de José Serra, e está procurando um jeito de inverter a pauta, transformando a notícia em "dossiê", e transformando o PT em "vilão aloprado".

Quando notícias como esta foram contra o filho ou neta de Sarney, foram publicadas com estardalhaço como notícia, como vindo de fontes legítimas. Como a notícia é contra a filha de Serra, deixa de ser considerada notícia, inventa-se que é "dossiê".

O plano seria Serra, em vez de ter que explicar sobre as estranhas razões da sociedade de sua filha com a irmã de Daniel Dantas, posaria de vítima de dossiê, que por ser tratado como dossiê, sequer a notícia seria tratada como verdadeira.

Não funcionou até agora. E o tiro no pé, desta vez, não está sendo de aloprados petistas. Está sendo de aloprados tucanos e da imprensa.

Nenhum comentário: