quinta-feira, 17 de junho de 2010

Com calculadora nas mãos

Combinação de resultados pode eliminar seleção brasileira, mesmo invicta, ainda na primeira fase
Mauricio Fonseca e Marcos Penido:

Apesar de liderar o Grupo G com três pontos, contra um de Costa do Marfim e Portugal, o Brasil encontra-se em situação, no mínimo, delicada. A vitória de 2 a 1 sobre os apenas esforçados norte-coreanos, na estreia, acabou sendo um mau resultado em termos de classificação.

Agora, se o Brasil não vencer os adversários, portugueses e africanos enfrentarão os asiáticos sabendo que qualquer vitória por dois ou mais gols de diferença será suficiente para ultrapassar a seleção brasileira no saldo de gols, primeiro critério de desempate na Copa do Mundo.
Sendo assim, a partida contra a Costa do Marfim, domingo, no Soccer City, em Johannesburgo, será importantíssima para a equipe do técnico Dunga.
Se vencer, o Brasil estará virtualmente classificado para as oitavas de final, pois chegará a seis pontos e não poderá mais ser alcançado pela Costa do Marfim. Mas, em caso de derrota e até mesmo empate, tudo se resolverá no dia 25, quando a seleção enfrentará Portugal em Durban, enquanto os africanos jogarão com os norte-coreanos, em Nelspruit.

Se empatar com a Costa do Marfim, o Brasil chegará a quatro pontos, e o time de Drogba ficará com dois. Neste caso, Portugal, que só tem um ponto, alcançará a liderança do grupo se vencer a Coreia do Norte por mais de um gol de diferença. Assim, brasileiros e portugueses teriam quatro pontos, mas o lusos levariam vantagem no saldo de gols.

Na última rodada, a seleção enfrentará os portugueses em Durban. Se empatar, o Brasil chegaria a cinco pontos, com saldo de um gol. Portugal teria o mesmo número de pontos, mas com saldo melhor, o que significa que terminaria a primeira fase à frente do Brasil, e este passaria a disputar a segunda vaga com Costa do Marfim.

Se os africanos vencerem os asiáticos por dois ou mais gols de diferença, também chegariam a cinco pontos, também com saldo superior ao Brasil.

Terça-feira, após estreia, Dunga disse que não estava preocupado com o saldo de gols, pois Portugal e Costa do Marfim ainda terão que enfrentar os norte-coreanos, e o Brasil já venceu o adversário.

Depois de elogiar o time asiático, formando em sua maioria por jogadores semiprofissionais, o treinador disse que ninguém pode garantir o que acontecerá quando estes enfrentarem Portugal e Costa do Marfim.

Dunga está certo. Mas, se forem levados em conta os últimos resultados da Coreia do Norte, o Brasil terá que torcer muito para que o pior não aconteça. De março para cá, a Coreia do Norte disputou sete jogos, incluindo a partida contra Brasil. Dos seis amistosos anteriores à estreia na Copa, perdeu quatro — 2 a 1 para a Venezuela, 1 a 0 para o Paraguai, 2 a 1 para o México e 3 a 1 para a Nigéria — e empatou dois — 2 a 2 com a Grécia e 0 a 0 com a África do Sul.

Nenhum comentário: