sexta-feira, 18 de junho de 2010

Candidatura fragmentada

Artigo

Alguns dias depois da convenção nacional que mais parecia um velório, o candidato da oposição demo-tucana, José Serra, vivencia um verdadeiro ocaso de suas pretensões presidenciais. Caindo nas pesquisas de opinião, sem um nome definido para vice, sem palanques eleitorais fortes em vários Estados e com riscos de fratura onde já havia coligação pré-definida. O retrato da candidatura Serra hoje é o da fragmentação.

Órfão de propostas consistentes ao futuro do país, Serra lançou sua candidatura na Bahia, na companhia dos herdeiros do “carlismo”, como Paulo Souto (DEM-BA) e os deputados ACM Neto (DEM-BA) e José Carlos Aleluia (DEM-BA). Este último é cotado para vice, mas o PSDB tenta negar ao aliado histórico, o DEM, a indicação, em mais uma fissura na já combalida coligação.

Nos Estados, a situação se repete. Basta ver o que está acontecendo na Região Sudeste.

Em Minas Gerais, não terá o apoio de fato do ex-governador Aécio Neves, de quem Serra tirou a chance de ser o candidato da oposição à Presidência. Oficialmente, Serra terá um palanque em Minas, porque é do mesmo partido que Aécio. Mas, na prática, o candidato tucano a presidente não terá o apoio da base de Aécio.

A pesquisa do Instituto Sensus, a primeira feita no Estado após o fechamento da aliança nacional entre PT e PMDB, revela que o senador Hélio Costa (PMDB) pode vencer o governador Antonio Anastasia (PSDB) no primeiro turno —49,5% a 20,7%. A mesma pesquisa mostra que a candidata Dilma Rousseff (PT, com apoio fechado do PMDB, PSB, PCdoB, PDT, PR, PRB e PTN) já aparece na frente de Serra nas intenções de voto em Minas.

No Rio de Janeiro, os tucanos agora caminham para um racha na costura que fizeram para o governo. Escolhido desde a primeira hora para ser o nome de Serra no Estado, o deputado Fernando Gabeira (PV) agora gera dúvidas no tucanato. Não sabem mais se foi certo ter no mesmo palanque encabeçado por Gabeira dois candidatos a presidente —além de Serra, a senadora Marina Silva (PV). As dúvidas começam a implodir a coligação a dois dias da convenção que oficializará a candidatura Gabeira.

A razão é que parte dos tucanos não aceita ficar sem candidato ao Senado, por isso, trabalha para excluir da chapa majoritária o nome do ex-deputado Marcelo Cerqueira (PPS), amigo de Serra. A ideia é substituí-lo pelo do deputado Márcio Fortes, hoje vice de Gabeira. Ou seja, além de fragmentar um palanque definido, ainda que dividido, Serra pode deixar para Gabeira a tarefa de ter de escolher um novo vice, o que irritou os aliados DEM e PPS.

Os problemas de Serra chegaram também a São Paulo, Estado que governava até abril deste ano e considerado seu principal reduto. O apoio declarado do líder do DEM na Câmara paulistana, vereador Carlos Apolinário ao candidato a governador de São Paulo Aloizio Mercadante é reflexo da falta de articulação de Serra e consequência da crise vivida nas candidaturas tucanas.

O candidato do PSDB ao governo paulista, Geraldo Alckmin, é acusado de fazer corpo mole e se negar a entrar na campanha de Serra. Seria uma represália à falta de apoio de Serra quando Alckmin disputou a Prefeitura de São Paulo.

Além disso, há a crise criada com o PTB, porque o senador Romeu Tuma foi alijado da chapa para o Senado por conta de um acordo de Serra com Orestes Quércia.

Os problemas de Serra com seus aliados se multiplicam pelo país afora —no Pará, por exemplo, o DEM quer apoiar a reeleição da governadora Ana Júlia Carepa (PT).

Assim, o que Serra tem hoje são alianças frustradas, palanques divididos e candidatos em disputa no mesmo palanque, compondo um quadro de uma candidatura fragmentada.

Mas o maior dos problemas do tucano é que a candidatura de Dilma já mostrou que tem força suficiente para vencê-lo nas próximas eleições. Apoiada em um conjunto de propostas para fazer o país avançar ainda mais, Dilma tem definido seu vice, o deputado Michel Temer (PMDB), e vê passo a passo as alianças e os palanques se consolidarem nos Estados. O resultado é seu sólido crescimento nas pesquisas.

José Dirceu, 64, é advogado e ex-ministro da Casa Civil

Nenhum comentário: