segunda-feira, 7 de junho de 2010

Folha: não dá pra não ler. De lupa



Eu não gosto de ser injusto. Hoje ainda disse aos leitores, como explicação para o fato do grupo Globo ter gasto R$120 mil numa pesquisa do Ibope e “esconder” o resultado no “pé” de uma chamada de sua primeira página de ontem, domingo, que o jornal se preocupa muito mais com seus interesses políticos que com a notícia. Por uma questão de equidade, quero dizer que a Folha de S. Paulo fez o mesmo com a corretíssima materia do repórter Rubem Valente, que postei de manhã aqui, onde o jornalista – e ex-Folha – Amaury Ribeiro Júnior revela que os arapongas envolvidos no tal “dossiê que ninguém vê” usado para atacar Dilma Rousseff é que foram propor a espionagem. Ribeiro desafia qualquer versão diferente, dizendo que pode comprovar detalhe por detalhe da conversa e deixando entender que a tem gravada.

O repórter da Folha conseguiu a entrevista com competência e um pouco de coincidência, pois já trabalhou no Mato Grosso do Sul, onde Amaury também está, em razão de ter herdado do pai uma pizzaria, cujo nome, aliás, é “Água na Boca”. Mesmo assim, a Folha não teve apetite pelo “furo” de Rubem, que acabou relegado também ao “pé” de uma matéria com Marcelo Itagiba.

A internet, onde a entrevista foi publicada, mais uma vez, salvou a informação. Os leitores do jornal em papel, se não lerem a Folha “esquadrinhando” os cantinhos, ficam sem saber.

Nenhum comentário: