domingo, 13 de junho de 2010

PT oficializa Dilma na 1ª eleição sem Lula

Deu na Folha de S. Paulo

Para abrir espaço a aliados, sigla reduz nomes próprios nos Estados

Encontro deve reunir de 1.500 a 2.000 pessoas e priorizar apresentação de artistas mulheres; PT não revela seus gastos

Num evento em que pretende destacar a figura da mulher, o PT oficializa hoje em convenção em Brasília o nome de Dilma Rousseff, 62, como candidata à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva.

Nos 30 anos de história do partido, será a primeira disputa presidencial sem o nome "Lula" na urna, com a maior aliança nacional e, em consequência, o menor número de candidatos próprios aos governos estaduais.

Mais de nove anos depois de abandonar o PDT e se filiar ao PT, Dilma chegou à atual posição por meio de um "dedazo" de Lula -impedido pela legislação de disputar um novo mandato consecutivo-, que a escolheu após ela ter assumido a Casa Civil em meio ao escândalo do mensalão, em 2005.

Ontem, na convenção do PDT, em São Paulo, Dilma citou em discurso políticos da legenda, como Getúlio Vargas, Darcy Ribeiro, João Goulart e Leonel Brizola. Ela ainda destacou que "os responsáveis pela construção do Brasil moderno permanecem vivos na memória do país. Não se vira a página de quem deixou a Petrobras, o BNDES, o salário mínimo".

Sem muita discussão, o PT aceitou a candidata e hoje trata sua eleição como a prioridade da atual campanha.

Tanto é que o partido só deve ter 11 candidatos a governador (a média das eleições anteriores de que participou era de 20 nomes próprios), fenômeno que tem como objetivo abrir espaço para aliados como PMDB, PSB e PDT. A coligação deve contar ainda com PR, PC do B e PRB.

A convenção de hoje terá sua produção a cargo do marqueteiro João Santana, o mesmo de Lula, e, segundo dirigentes do PT, dará ênfase à importância da mulher.

Por dois motivos: o primeiro, óbvio, porque espera eleger a primeira presidente do país. O segundo é que Dilma tem 42% das intenções de voto entre os homens, mas só 33% entre as mulheres, na última pesquisa Datafolha.

Nenhum comentário: