terça-feira, 8 de junho de 2010

Nem O Globo acredita mais no Montenegro


As previsões bipolares do presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, sobre as possibilidades eleitorais de Dilma Rousseff se mostraram tão sem pé nem cabeça, que nem O Globo parece acreditar mais no ex-mago das pesquisas.

No último domingo, O Globo escondeu a pesquisa do Ibope sobre intenção de voto para presidente, pela qual pagou R$ 120 mil, como mostramos aqui. E hoje, em matéria sobre encontro de Montenegro com empresários, lembrou as várias previsões furadas do presidente do Ibope.

Montenegro disse que a eleição pode ser decidida no primeiro turno, a favor de Dilma ou de Serra, de acordo com o desempenho de Marina. O Globo lembra, então, que Montenegro “havia declarado à revista Veja, no final do ano passado, que o Brasil não elegeria um poste, que Lula não faria seu sucessor e que Serra era o favorito.” Ajudaria O Globo lembrando que em fevereiro desse ano, quando Dilma chegou a 30% na pesquisa Sensus/CNT, Montenegro afirmou ao Estadão que Lula já tinha esgotado seu poder de transferência de votos para a candidata.

O presidente do Ibope fez os mesmos malabarismos que seu instituto para ajustar as pesquisas e disse que a entrevista à Veja “saiu truncada”. O Globo destaca que Montenegro também “voltou atrás na previsão de que Dilma não passaria dos 15% e de que Lula não transferiria votos para a candidata petista.”

Montenegro saiu-se então com a declaração de que Dilma está ocupando bem o espaço vazio que alguém ia ocupar, “fosse a Dilma, fosse o Tarso Genro, fosse o Fernando Haddad, fosse qualquer um candidato do presidente Lula.”

Com O Globo pegando no seu pé, Montenegro vingou-se contra a Veja. Contou que uma parte de sua entrevista foi “descartada” pela revista. Justamente a que disse que Lula deixará o governo “como um dos maiores presidentes da história.”

Nenhum comentário: