terça-feira, 17 de agosto de 2010

Veja as taxas de Dilma, Serra e Marina por região e sexo, na pesquisa Ibope

Instituto divulgou levantamento de intenção de voto nesta segunda.
Dilma, que tinha desvantagem até junho, superou Serra entre as mulheres.

O Ibope divulgou nesta segunda-feira (16) uma nova pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República. Os resultados principais foram publicados no mesmo dia pelo G1. Além dos números gerais, o instituto calculou as taxas dos candidatos por segmentos do eleitorado.

O quadro ao lado mostra as taxas de intenção de voto dos três principais candidatos, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), nas três últimas pesquisas nacionais do Ibope, uma com entrevistas feitas de 26 a 29 de julho, outra de 2 a 5 de agosto, e a terceira, de 12 a 15 de agosto.

Na média nacional, por exemplo, Dilma obteve 43% das intenções de voto, e Serra, 32%, na última pesquisa. Mas, contando apenas o Nordeste, Dilma teria 53%, e Serra, 24% (na pesquisa anterior, eram 46% e 27%, respectivamente). Se apenas o Sul fosse contado, Dilma teria 35%, e Serra, 44% (no levantamento anterior, eram 34% e 42%).

Sobre a pesquisa
O levantamento foi encomendado ao Ibope pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 23.548/2010. O Ibope ouviu 2.506 eleitores com mais de 16 anos em 174 municípios de quinta-feira (12) a domingo (15).

Na média nacional, o Ibope registrou que Dilma teve 43% das intenções de voto, Serra, 32%, e Marina, 8%. Dentre os demais candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) –, nenhum alcançou 1% das intenções de voto. Os eleitores que responderam que votarão em branco ou nulo somaram 7% e os que se disseram indecisos, 9%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que Dilma pode ter de 41% a 45%; Serra, de 30% a 34%; e Marina, de 6% a 10%.

Intenções por sexo
Dilma conseguiu reverter desvantagem em relação ao tucano entre o eleitorado feminino. Até junho, ela tinha menor intenção de votos, chegando ao empate técnico em julho, situação que se manteve em agosto. No levantamento desta segunda-feira, quando se leva em conta apenas o sexo do eleitor, Dilma Rousseff obteve 47% entre os homens e 39% entre as mulheres. No levantamento anterior, ela tinha 43% dos votos masculinos e 35% das mulheres.

O candidato José Serra teve 31% das intenções de voto dos eleitores do sexo masculino e 33% do feminino. Na pesquisa anterior, Serra tinha 33% das preferências do eleitorado masculino e 34% do feminino.

Nenhum comentário: