terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dilma se consolida na dianteira

Cristina Lôbo

A campanha eleitoral começa nesta terça-feira com a propaganda dos candidatos na televisão em cenário amplamente favorável à candidata petista, Dilma Rousseff. Ela vem ampliando seguidamente a vantagem sobre seu principal adversário José Serra e, conforme a pesquisa Ibope divulgada hoje, poderia vencer no primeiro turno se as eleições fossem hoje. Segundo o Ibope, ela tem 43% das intenções de votos contra 32% para José Serra.

Nas conversas reservadas, os petistas falam em “liquidar a fatura” no primeiro turno – coisa que Lula não conseguiu nas duas eleições que venceu. Há um ambiente de “jogo jogado” , diante da força eleitoral do presidente Lula (78% de aprovação conforme o Ibope) e por sua capacidade já demonstrada de transferir prestígio e votos a sua candidata Dilma Rousseff.

Nesta pesquisa Ibope, Dilma cresceu em todas as regiões e só perde para José Serra no Sul; e subiu, também, em todos os segmentos do eleitorado – entre os jovens de 16 a 24 anos, onde Serra liderava e, também entre as mulheres. Dilma abriu vantagem de 6 pontos porcentuais sobre Serra no eleitorado feminino, sepultando a máxima de que “mulher não vota em mulher”.

Pela primeira vez no Ibope, Dilma supera Serra na região Sudeste – onde ele tinha melhor desempenho. Isso confirma cálculo anterior feito pelos petistas de que Dilma teria chance de vencer no primeiro turno se ela conseguisse reduzir para menos de quatro milhõres de votos a vantagem de Serra no Estado de São Paulo. Ela já atingiu essa marca.

O desempenho de Dilma e Serra nas pesquisas – ela subindo a cada semana e ele caindo sistematicamente – leva a avaliação de que quanto mais Serra se torna conhecido – e identificado como candidato de oposição a Lula -, mais ele perde pontos junto ao eleitorado. Dilma segue trajetória oposta: colada a Lula, ela superou as dificuldades e já tem chances de vencer no primeiro turna, coisa que seu criador não conseguiu.

Nenhum comentário: