sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Vantagem de Dilma cai no Paraná e no DF

Deu na Folha de S. Paulo

Diferença sobre Serra diminuiu 7 pontos no Estado do Sul e 13 pontos na capital do país

A estabilidade na disputa presidencial em nível federal não se reproduz em algumas unidades da Federação pesquisadas pelo Datafolha.

No Paraná, a diferença entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) caiu sete pontos. Na pesquisa dos dias 8 e 9, a petista tinha 46%, e o tucano, 33%. No levantamento divulgado ontem, o placar ficou em 41% a 35%.

A melhora no desempenho de Serra se deve em parte aos eleitores de Curitiba. Na capital paranaense, ele oscilou um ponto para cima, e Dilma caiu oito pontos. Com isso, Serra abriu vantagem sobre Dilma na cidade.

No Distrito Federal, a vantagem de Dilma sobre Serra caiu 13 pontos. A petista passou de 51% para 43%, e o tucano, de 16% para 21%.

Tradicional reduto tucano, o Paraná tem sido um dos poucos bastiões do eleitorado de Serra. Essa pode ser uma explicação para uma maior sensibilidade da população aos escândalos recentes envolvendo nomes do PT.

No Rio Grande do Sul, porém, outra praça onde Serra manteve a dianteira por mais tempo, a variação foi positiva para Dilma. No levantamento da semana passada, a petista aparecia com 43%, e agora tem 45%. O tucano caiu de 38% para 34%.

No Rio, os dois principais candidatos oscilaram negativamente um ponto: Dilma foi a 48%, e Serra, a 20%. No Estado, Marina Silva (PV) chegou a 17%, empatando tecnicamente com o tucano.

Na capital do Estado, o quadro é ainda mais favorável a Marina, pois ela empata numericamente com Serra em 19%.

Nenhum comentário: