terça-feira, 14 de setembro de 2010

Caso Erenice - O que esperar de Lula, o tolerante?

Chico de Gois, O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se na manhã desta terça-feira com alguns ministros, incluindo a chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, para tratar de dois assuntos que estão incomodando o governo: o vazamento de informações de tucanos na Receita Federal e a denúncia de que o filho de Erenice, Israel Guerra, teria praticado tráfico de influência.

Embora o encontro não tenha tido o caráter de reunião de coordenação, apesar de vários de seus integrantes estarem presente, a discussão se deu em torno de como o governo deve reagir às denúncias que têm chamuscado a candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência.

Ficou acertado que, na tarde desta terça-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e mais alguém da Receita Federal, darão uma entrevista coletiva para anunciar medidas que o Fisco adotará para dificultar o acesso imotivado ao sigilo fiscal dos contribuintes. Entre os que tiveram seu sigilo violado, estão a filha do candidato José Serra (PSDB) à Presidência, Verônica Serra, e o vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas.

Sobre a mais nova denúncia envolvendo a Casa Civil, a única medida definida para o dia, por enquanto, é uma entrevista coletiva prometida também para a tarde pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. Erenice, a pivô do novo escândalo, não tem nenhuma entrevista programada.

Nenhum comentário: