terça-feira, 7 de setembro de 2010

2010 = 2006? Depende mais de Serra do que de Dilma

Do Blog de José Roberto de Toledo

Lá e cá surgem especulações sobre a possibilidade de haver segundo turno nesta eleição, como houve em 2006.

Tudo se baseia na semelhança da fotografia da eleição tirada no começo de setembro nos dois anos. E na comparação do escândalo dos aloprados (2006) com as violações de sigilo fiscais de tucanos (2010).

Essas são as semelhanças.

Mas há algumas diferenças importantes: o ritmo de crescimento da economia e o percentual de aprovação do governo, para ficar apenas no pano de fundo.

Também as curvas de intenção de voto descritas pelos candidatos a presidente há quatro anos e agora são distintas. Abaixo, uma comparação das pesquisas presidenciais do Ibope em 2006 e em 2010.

A trajetória de Geraldo Alckmin (PSDB) em 2006 mostra uma recuperação do tucano assim que a propaganda eleitoral começou na TV e no rádio.

Sua curva foi se inclinando e chegando mais perto da de Lula à medida que a eleição se aproximava. O movimento começou bem antes de o escândalo dos aloprados vir à tona. Acabou por haver segundo turno.

A curva de José Serra (PSDB) em 2010 é descendente. A queda se acentuou após o início da propaganda eleitoral na TV e no rádio. Por esta data, as curvas dos dois tucanos parecem se encontrar, mas com vetores distintos.

Levando-se em conta o ritmo de recuperação de Alckmin em 2006, Serra precisaria reagir rapidamente nas pesquisas para conseguir levar a eleição para o segundo turno.

Dilma Rousseff (PT) em 2010 tem uma trajetória eleitoral mais dramática do que Lula em 2006.

Sua ascensão recente foi mais rápida e atingiu um patamar ligeiramente superior ao do seu padrinho político.

Em votos válidos, sua margem é um pouco mais confortável para uma vitória no primeiro turno do que era a de Lula em 2006. Mas ainda não se pode avaliar se haverá estrago em sua imagem pelo caso das violações dos sigilos fiscais.

Será interessante acompanhar a evolução das curvas de Dilma e Serra nas próximas duas semanas e compará-las com as de Lula e Alckmin.

O que o gráfico mostra é que a repetição do cenário de 2006 depende mais de um esforço de reversão de tendência por parte de Serra do que de um tropeço de Dilma.

Nenhum comentário: