quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Americana agradece empenho do governo brasileiro

O Globo

A americana Sarah Shroud, recentemente libertada após 14 meses presa no Irã por suspeita de espionagem, foi nesta terça-feira à sede da Missão Brasileira na ONU, em Nova York, agradecer pessoalmente ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o empenho do governo brasileiro por sua libertação.

Segundo a americana, Lula comentou o caso com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, quando esteve em Teerã.

Sarah estava acompanhada de sua mãe e de familiares de Joshua Fattal, seu amigo que continua preso no Irã. O namorado da americana, Shane Bauer, também está numa prisão iraniana.

Os três negam as acusações que os levaram à prisão e alegam ter cruzado inadvertidamente a fronteira entre Iraque e Irã quando fazia uma escalada nas montanhas, no final de julho de 2009.

- Vim agradecer o interesse e o envolvimento do Brasil, mas não posso comentar mais nada - disse Sarah.

A americana disse a Amorim que só se sente "um terço livre" porque os dois companheiros de viagem continuam presos.

- Todo mundo está ajudando e estamos muito agradecidos pela ajuda do Brasil, do presidente Lula, do ministro Amorim. Esperamos que o Brasil continue constantemente falando com os iranianos para que eles façam um gesto humanitário. Sabemos que o Brasil teve uma grande influência na decisão de libertar a Sarah - disse Alex Fattal, que já morou em Belém do Pará e fala português.

Nenhum comentário: