24 a 30.mai.2010
A semana começa com a repercussão da pesquisa Datafolha –o empate entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Haverá também muita falação sobre a “novela Aécio Neves” –o mineiro vai ou não vai aceitar ser candidato a vice-presidente na chapa do PSDB.
Na 2a feira de manhã, Marina Silva dá entrevista à rádio CBN (a mesma já concedida por Serra e Dilma). Na 4a feira, a verde estará na BandNews FM.
Na 3a feira, os 3 presidenciáveis principais (Dilma, Serra e Marina) se encontram na CNI, em Brasília. Cada um será inquirido separadamente por representantes da indústria.
Dilma também estará em São Paulo na 4ª para dar entrevista a Carlos Nascimento, âncora do telejornal SBT Brasil (às 19h30). A petista não confirmou presença no evento nacional de mulheres do PDT, que acontece na 5a feira, em Belo Horizonte. Na 6a, ela pode dar as caras em Chapecó, Santa Catarina.
Fora de eleição, Lula recebe a seleção brasileira de futebol (4a). O Ipea inaugurará seu escritório em Caracas, capital da Venezuela. Na Câmara, a licença parlamentar de Ciro Gomes chega ao fim. Ele deve retomar suas atividades de deputado no início de junho. O DEM tem propaganda no rádio e na TV (5a) e deve turbinar a campanha de Serra.
A seguir, o que moverá o mundinho da política na semana que começa:
Segunda (24.mai.2010)
Lula lança TV Brasil internacional – à tarde, no Itamaraty. O canal será transmitido para 49 países africanos, em português. De manhã, o presidente tem reunião de coordenação com representantes de ministérios.
Lula encontra o bispo – após o evento da TV Brasil, o presidente recebe o bispo Romildo Ribeiro Soares, o “R.R.Soares”, no CCBB. Soares é o apresentador do “Show da Fé”, apresentado pelas redes Bandeirantes e CNT.
Marina Silva no rádio – depois de Serra e Dilma, a pré-candidata verde ao Planalto concederá entrevista à rádio CNB, às 8h.
Dilma em Brasília – a petista permanece na capital e trabalha com a equipe de sua campanha.
Fiesp e os candidatos – a entidade apresenta resultados da pesquisa sobre os obstáculos à indústria paulista que encomendou ao Ibope. O documento será entregue a todos os candidatos à Presidência da República.
Santo Daime na Câmara – o plenário 6 da Casa recebe audiência pública sobre a resolução 1/2010, emitida pelo Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), que permitiu a ayahuasca para fins religiosos.
Terça (25.mai.2010)
CNI e os candidatos – Serra, Marina e Dilma vão a evento da CNI, em Brasília, para receber recomendações de governo e participar de sabatina. A partir das 9h.
Lula na Argentina – o presidente vai a Buenos Aires para comemorar os 200 anos de independência do país vizinho.
IPC – Fipe divulga novo Índice de Preços ao Consumidor. A FGV também anuncia seu IPC-S.
comentário do blog: a inflação passou a ser uma grande preocupação do Banco Central. Se a taxa subir além do esperado, é certo que os juros continuarão a trajetória ascendente.
Orçamento – às 20h, o Congresso Nacional se reúne para votar liberação de crédito suplementar a órgãos do executivo.
Ética na Câmara – a partir das 9h, a Casa sediará o 2° Fórum Nacional de Ética e cidadania. Michel Temer (PMDB-SP) e Heloísa Helena (PSOL-AL) discursarão na abertura.
Quarta (26.mai.2010)
Lula recebe a seleção – será no Palácio da Alvorada, à tarde. Em seguida, o presidente se reúne com o diretor-gerente do FMI, no CCBB. À noite, ele vai ao Blue Tree Hotel para a abertura da Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação.
Marina em São Paulo – concede entrevista a Boris Casoy, às 17h20, na rádio BandNews FM. Ela passa o resto da semana em São Paulo, sem compromissos públicos.
Dilma na TV – a petista concede entrevista ao telejornal SBT Brasil, que começa às 19h30.
Mercado de trabalho – Dieese divulga novas pesquisas sobre emprego e desemprego.
Lei eleitoral – partidos que violam a legislação poderão transmitir mensagens educativas sobre as eleições em vez de ficarem sem o tempo de propaganda. O projeto está na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.
Quinta (27.mai.2010)
Lula no Rio – após almoçar com o 1° ministro da Turquia, o presidente vai ao Rio de Janeiro para a reabertura do Theatro Municipal.
Contas públicas – antes do almoço, Lula participa, no CNBB, da divulgação de novos detalhes sobre os gastos do Governo Federal no Portal da Transparência.
Reunião do CMN – Conselho Monetário Nacional faz sua reunião mensal.
DEM na TV – o partido aliado de Serra na campanha presidencial exibe sua propaganda, no rádio (das 20h às 20h10) e na TV (das 20h30 às 20h40).
Trabalho – IBGE também divulga pesquisa sobre emprego.
Sexta (28.mai.2010) Lula e as civilizações – ainda no Rio, o presidente participa da abertura do 3° Fórum Mundial da Aliança das Civilizações, no MAM (Museu de Artes Moderna). À tarde, ele tem encontros bilaterais, ainda indefinidos.
Sábado (29.mai.2010)
Ciro Gomes retornando – termina a licença parlamentar do deputado e ex-pré-candidato ao Planalto. Seu retorno ao Congresso está previsto para a 1ª semana de junho.
Mulheres do PMDB – será em Ituiutaba, em Minas Gerais, o encontro estadual das mulheres do partido.
Domingo (30.mai.2010)
Eleição na Colômbia – eleitores colombianos vão às urnas no 1° turno do pleito, polarizado entre o governista Juan Manuel Santos e o oposicionista do partido verde Atanas Mokus.
comentário do blog: uma improvável vitória de Mokus animará a terceira via no Brasil, representada por Marina Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário