segunda-feira, 24 de maio de 2010

Datafolha aponta empate entre Dilma e Serra

petista sobe e agora tem 37%, mesmo percentual do tucano

na pesquisa espontânea, Dilma vai a 19% contra 14% de Serra

simulação de 2º turno dá 46% para petista e 45% para tucano

Pesquisa de intenção de voto para presidente realizada pelo instituto Datafolha indica haver um empate numérico entre a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, e o pré-candidato do PSDB, José Serra: ambos estão com 37%.

O levantamento foi realizado nos dias 20 e 21 de maio com 2.660 entrevistas em todo o país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A reportagem completa sobre os resultados do Datafolha pode ser lida na edição de hoje (22.maio.2010) do jornal “Folha de S.Paulo” (aqui, para assinantes da “Folha” e do UOL).

De acordo com o Datafolha, Dilma subiu de 30% (na pesquisa de 15-16.abr.2010) para 37% agora, ou seja, uma alta de 7 pontos percentuais. Já Serra caiu de 42% para 37% no mesmo período (baixa de 5 pontos). Este blog mantém desde o ano 2000 a mais completa página com pesquisas eleitorais da web brasileira. Para saber outros resultados de levantamentos sobre a disputa presidencial deste ano, clique aqui.

Marina Silva (PV) ficou estacionada na pesquisa Datafolha com os mesmos 12% que havia registrado em abril. Há 5% que pretendem votar em branco, nulo ou nenhum. E outros 9% que dizem estar indecisos.

Quando se inclui os candidatos nanicos na pesquisa, os números não mudam muito. Só José Maria Eymael (PSDC) e Zé Maria de Almeida (PSTU) pontuam 1% cada. O outros nanicos sempre têm menos de 1%.

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado não vê os nomes dos candidatos, Dilma Rousseff é líder isolada, com 19%. José Serra tem 14%. Marina Silva está com 3%.

Mas há também um potencial visível de crescimento para Dilma no levantamento espontâneo. É que 5% dizem pretender votar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (ele não é candidato, como se sabe, e apoia Dilma). Outros respondem que desejam votar no “candidato do Lula”. E há também 1% que diz ter preferência no “candidato do PT”.

Na pergunta sobre rejeição (em quem o eleitor não deseja votar de jeito nenhum), a pesquisa é liderada por José Serra, com 27%. Dilma Rousseff vem em segundo lugar, com 20%. Marina Silva tem 14%.

Por fim, numa simulação de segundo turno, Dilma Rousseff está empatada tecnicamente com José Serra, na margem de erro. Dilma tem 46% e Serra aparece com 45%. É a primeira vez em pesquisas Datafolha que a petista aparece numericamente (ainda que dentro da margem de erro) à frente do tucano numa simulação de 2º turno.

Nenhum comentário: