segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ministros pedem a Lula veto dos 7,7% a aposentados

24/05/2010

Autora das insônias mais inclementes, a dúvida se imiscuiu na rotina de Lula. Vetar ou não vetar?, eis a questão que martela os miolos do presidente.
Ao tempo em que leva ao palanque uma candidata antitucano, Lula vê-se na contingência de ter de fazer o papel de carcará.
Nesta segunda (24), trocou um dedo de prosa com seus ministros econômicos. Ouviu que a encrenca das aposentadorias exige a perversidade do veto.
Paulo Bernardo e Guido Mantega querem que Lula meta no aumento de 7,72% dado aos aposentados o bico de carcará, pássaro que pega, mata e come.
Não há dinheiro, alegam os ministros do Planejamento e da Fazenda. É preciso entregar as contas em ordem para o sucessor (ou sucessora).
Quanto ao fator previdenciário, extinto pelo Congresso, já há decisão. Lula ai mesmo vetar, ressuscitando o redutor de aposentadorias novas.
Quanto aos 7,72%, o carcará ainda hesita. Sabe que o bico –pequeno, pontudo e perverso— vai incomodar algo como 8 milhões de votos.
O diabo é que, a julgar pelo quadro de penúria pintado pelos ministros, se fugir do figurino do carcará, Lula se arrisca a protagonizar Luís XV.
Dirá: “Depois de mim, o dilúvio”. E que se lixe o sucessor, ainda que ele vista saia e se chame Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: